Ingredientes
- 3 ovos
- 2 gemas
- 10 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 200 g de chocolate meio amargo (vá pela embalagem da barra que comprar: veja quantas gramas ela tem e, se necessário, olhe na tabela nutricional, que, em geral, indica a quantos quadradinhos equivalem uma porção)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de farinha integral
- 1 colher de sopa de chocolate em pó
- 1 pacote de biscoitos Oreo (ou quanto mais desejar) - também é possível usar Negresco (comparamos e te contamos as diferenças entre as duas no fim da matéria)
Modo de preparo
O primeiro passo é derreter a manteiga em uma panela ao fogo. Quando estiver totalmente líquida, adicione ao chocolate picado. Feito isso, deixe descansar por cerca de 1 minuto – isso vai garantir que a manteiga quente comece a derreter o chocolate. Depois, mexa bem para misturar os dois ingredientes e formar um creme uniforme. Reserve.
Enquanto essa mistura descansa, adicione os três ovos e as duas gemas a uma tigela. Adicione a baunilha e bata bem até ficar cremoso e aerado. Depois, inclua metade do açúcar mascavo e continue batendo. Coloque o restante e bata novamente. Reserve também esse pote.
Em uma terceira tigela, junte a farinha e o chocolate em pó e reserve.
Chegou a hora de começar a unir as misturas. Despeje o chocolate derretido na manteiga já frio na tigela com ovos e açúcar e mexa bem. Esse processo precisa ser feito delicadamente para não destruir as bolhas de ar da massa. Depois, vá incorporando aos poucos a farinha com o chocolate em pó.
Está pronta a massa, agora é só adicionar os biscoitos. A sugestão é cortar cada bolacha em quatro partes – ou, se preferir, corte apenas em duas. Misture bem devagar e com cuidado para não destruir os biscoitos. Agora é só levar para assar por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.
Na hora de juntar os biscoitos à massa é preciso mexer bem devagar |
Dicas de preparo
- Use uma forma não muito grande, porque essa quantidade de ingredientes equivale a uma receita média.
- A forma deve ser untada com manteiga e coberta com papel manteiga – é possível encontra-lo em supermercados ou mesmo papelarias. O papel vai proteger o brownie e evitará que ele grude. Também dispensa o uso de farinha e não permite que se forme aquela crosta branca nas bordas.
- Depois que despejar a mistura na forma, decore com mais bolachas por cima, em pedaços maiores. Assim será possível ver os biscoitos na massa quando estiver pronto.
- Não estranhe se notar que o bolo não cresce. O brownie não deve mesmo crescer. Ele é um tipo de bolo solado e mais cremoso por dentro.
- É uma ótima pedida para servir à lá petit gateau – quentinho e acompanhado de uma bola de sorvete.
Use papel manteiga para forrar a forma e evitar que o brownie grude |
Diferenças entre Oreo e Negresco
Para fazer a receita, experimentamos as bolachas Oreo e Negresco, que são muito semelhantes. Ambas podem ser usadas no preparo, mas existem algumas diferenças que podem definir a melhor forma de utilizá-las.
Oreo - A bolacha é mais macia e se desfaz na boca com mais facilidade. O recheio é mais cremoso. Por ser mais macia e cremosa, não há problema em usar pedaços maiores dela na receita, pois não há risco de que fique difícil de morder o brownie quando pronto.
Negresco - É mais dura e requer mais força na mordida. O recheio não é tão cremoso - pode ser facilmente descolado do biscoito. Para quem prefere a Negresco, a dica é optar por pedaços menores da bolacha na receita, para evitar que o brownie fique difícil de morder ou partir.
0 Comentários